Pular para o conteúdo principal

Tribunal de Contas de São Paulo coloca SBC entre as dez melhores do estado

Bons índices de avaliação em diversas áreas de interesse público coloca São Bernardo em boa colocação na pesquisa

© foto: Wilson Magão/ PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo divulgou ontem (10) a notícia de que recebeu classificação A para a área de Educação em uma avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Segundo informações divulgadas em seu site oficial, o município também foi bem avaliado em outras áreas, como Saúde e Meio Ambiente.

Esta pesquisa colocou o município entre os dez melhores de todo o estado de São Paulo. O TCE-SP avaliou intervenções em 664 municípios paulistas sob a ótica de sete temas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação. Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a cidade administrada pelo prefeito Luiz Marinho (PT) recebeu a melhor colocação no Índice de Efetividade de Gestão Municipal entre as cidades do ABCD.

São Bernardo do Campo recebeu a avaliação máxima em Educação: A; A em i-Cidade, que mede o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis riscos e desastres; A em i-Ambiente, que trata das informações sobre resíduos sólidos, educação e estrutura ambiental; B+ em Saúde; B em i-Fiscal, que mede a gestão fiscal por meio da análise da execução financeira e orçamentária; e B em i-Governança, que trata das informações e conhecimento dos recursos relacionados à tecnologia da informação em favor da sociedade.

Nenhuma novidade
Para aqueles que acompanham as realizações do governo Marinho nos últimos sete anos, praticamente, sabe que muito foi feito na cidade em todas as áreas. Habitação, Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, foram muito bem administradas nos últimos anos, com forte investimento sobretudo do governo Federal.

Resultado de uma participação popular que vem ocorrendo através do Orçamento Participativo e do Plano Plurianual, conhecido como PPA. As assembleias, sempre lotadas de moradores, têm dado o tom na conversa com a administração pública, indicando onde que a Prefeitura deve dar mais atenção. Tudo isso precisa ser reconhecido, afinal, muita coisa mudou para melhor nos últimos dois mandatos do prefeito Luiz Marinho.

É óbvio também que algumas coisas precisam mudar. Alguns erros foram cometidos neste período. Ninguém esta aqui para esconder isso. Porém, avaliando os dados desta pesquisa não é difícil entender o porquê São Bernardo foi bem avaliada. 

Mas este assunto deixa uma dúvida no ar. Ano que vem temos eleições, e a pergunta que fica é: será que esta administração, bem avaliada pelo TCE-SP, será bem avaliada pela população? Veremos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

A ilusão na denúncia contra Bolsonaro

© foto: Fernando Bizerra Jr. A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou criminalmente Bolsonaro, sob a acusação de tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Lula. Tal fato fez com que o Partido dos Trabalhadores, bem como os demais partidos pequeno-burgueses da "esquerda" democratizante se posicionassem semeando ilusões na justiça burguesa, no Estado burguês. Leia mais: Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Inclusive, o termo "esquerda", como é utilizado hoje, é estranho ao marxismo, o qual utiliza, para as classes sociais preponderantes, as categorias burguesia, proletariado, pequena-burguesia (campesinato pobre). Esse setor do movimento popular segue jogando areia nos olhos dos trabalhadores, esquecendo que a...