Pular para o conteúdo principal

O movimento operário no ABC paulista contado por seus autores

Hoje, sexta-feira, dia 18 de dezembro, às 14 horas, no Teatro Municipal de Santo André, houve o lançamento do livro “O MOVIMENTO OPERÁRIO NO ABC PAULISTA CONTADO POR SEUS AUTORES”, editado pelo Instituto Centro de Memória & Atualidades – IMA, com 304 páginas de depoimentos dos operários protagonistas da luta contra a ditadura militar.

O lançamento foi um sucesso, tendo lotado o Teatro.

Estiveram presentes os autores, inclusive o ex-prefeito de Santo André, João Avamileno.

Estiveram presentes também o atual prefeito de Santo André, Carlos Grana, e o ex-deputado estadual Adriano Diogo, Neto, líder da Oposição Metalúrgica de São Paulo ao pelego Joaquinzão, João Neto, ex-advogado do Sindicato dos Rodoviários do ABC (uma das primeiras vitórias das oposições sindicais contra os pelegos da ditadura), dentre outros.

Foi distribuído um Jornal estampando na capa “A aliança empresarial-militar contra os trabalhadores: O caso Volkswagen”, colocando a necessidade de “Reparar já!”, denunciando a colaboração e o financiamento da montadora alemã dos órgãos de repressão. A repressão recebia dinheiro do Estado brasileiro e dos capitalistas nacionais e estrangeiros.

O evento teve discursos dos operários protagonistas , em sua maioria militantes do Partido Comunista brasileiro (PCB), da Ação Popular Marxista-leninista (APML) e padres da Igreja Católica, e dentre eles o último a falar foi um operário comunista que perdeu quatro de seus irmãos assassinados pela Operação Bandeirantes, pelo Doi-Codi. No final, os estudantes secundaristas, que ocupam escolas no ABC, contra a "reorganização escolar" de Geraldo Alckmin, saudaram os operários que combateram a ditadura militar. Um belo encontro de gerações! 

Estava à venda a obra anterior do Centro de Memória do Grande ABC, “PARA QUE NUNCA MAIS”, com o subtítulo, “AS DITADURAS NO CONE SUL 50 ANOS DEPOIS”, referente ao Seminário Internacional do Cone Sul, realizado no ano passado.

A classe operária do ABC paulista cotidianamente faz um esforço no sentido de preservar a sua memória e elaborar sua literatura. Recentemente, ainda em junho, houve o lançamento do livro Contos de Trabalho, de 147 páginas, em edição bilíngue (português/francês) do nosso amigo e camarada, o operário e escritor Cauê Borges, na Livraria Leitura, em nossa querida São Bernardo do Campo. A tradução é de Luciano Loprete.  Tal lançamento foi bastante concorrido, contando com a presença de muitos amantes da leitura.

Por outro lado, o lançamento de hoje, do Instituto Centro de Memória & Atualidades, demonstra o seu trabalho para preservar a memória da luta da classe operária do ABC paulista, estando o mesmo de parabéns pelo seu sucesso.

Erwin Wolf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solidariedade ao povo venezuelano!

A Tendência Marxista-Leninista repudia com veemência os ataques e ações de ingerência dos Estados Unidos contra a soberania venezuelana, expressão direta da política imperialista que insiste em subjugar os povos da América Latina. Sob o governo Trump, esta ofensiva ganhou contornos ainda mais agressivos: ameaças abertas, operações ilegais, sanções criminosas e tentativas reiteradas de desestabilização, práticas que violam o direito internacional e a autodeterminação dos povos. Leia mais: A Revolta de Los Angeles contra Trump A ilusão na denúncia contra Bolsonaro Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! O sequestro de Nicolás Maduro e sua esposa se insere neste histórico de ataques, cujo objetivo central é impor pela força a vontade de Trump. Não se trata de “defesa da democracia”, mas um assalto aos recursos da nação venezuelana a serviço do capital financeiro, das petroleiras e do complexo militar-ind...

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

A Revolta de Los Angeles contra Trump

© foto: Daniel Cole A população da cidade de Los Angeles, na Califórnia, rebelou-se contra a política nazifascista de Trump em relação aos imigrantes. Trump enviou a Guarda Nacional, composta por militares, para reprimir a população. Em resposta, os trabalhadores ergueram barricadas, enfrentaram os militares e lançaram pedras, paus e tudo o que encontravam pela frente contra a Guarda Nacional. Carros foram incendiados, entre outros episódios de resistência. Leia mais: A ilusão na denúncia contra Bolsonaro Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França A revolta já dura três dias contra o governo nazifascista de Trump, que aprofunda a política de barbárie do imperialismo. A tendência é que esse movimento ganhe força e se espalhe por todos os Estados Unidos. Como os marxistas revolucionários prognosticaram, vivemos a época da decadência imperialista: ...