Pular para o conteúdo principal

Plenária do PT de São Bernardo discute a ampliação da luta contra o golpe

O Partido dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo realizou uma Plenária, hoje, terça-feira, dia 19 de abril, com a presença de mais de uma centena de militantes.

Anteriormente, estava marcada a reunião da Executiva do PT de São Bernardo para discutir eleições municipais, porém ela foi ampliada com a presença da bancada de vereadores e da militância.

A Plenária iniciou-se com os discursos dos dirigentes e dos vereadores presentes do PT de São Bernardo, os quais se pronunciaram sobre a aprovação do pedido de “impeachment” da presidente Dilma Rousseff do PT, sendo que colocaram que não devemos abaixar a cabeça e seguir na luta contra o golpe, sendo que o representante da CUT defendeu a preparação e organização da greve geral para derrotar o golpe.

Em seguida passou-se à discussão das eleições municipais, com a intervenção de mais de um dúzia de militantes.

A quase totalidade das intervenções dos militantes de base do partido colocaram a necessidade de subordinar a participação nas eleições à luta contra o golpe.

A Juventude do PT de São Bernardo denunciou que os deputados golpistas colheram assinaturas para uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e outra da UNE (União Nacional dos Estudantes) para "apurar as vinculações das mesmas com o PT".

Uma das últimas e  das mais aplaudidas intervenções foi do companheiro Juca, militante  da Tendência Marxista-Leninista, o qual colocou que o momento é de unidade, fez uma breve exposição do golpe de 1954 até o golpe de 1964 e o golpe dentro do golpe, o Ato Institucional n. 5 (AI-5), 1968, assim como ressaltou que essa ofensiva está sendo feita pelo imperialismo norte-americano em toda América Latina, Argentina, Chile e Venezulela, por exemplo. Juca disse que, na Argentina, Macri assumiu o poder democraticamente, mas governa por decreto, ditatorialmente, prendendo militantes dos movimentos sociais, como Milagro Sala. Juca lembrou também que Hitler assumiu o poder democraticamente, pois o presidente Paul von Hindenburg, após vencer as eleições, o designou primeiro-ministro. Hitler, no poder, incendiou o Rachstag, o parlamento alemão, numa provocação e passou a caçar os comunistas. Juca destacou, ainda, que os trabalhadores não podem ter ilusões nas instituições golpistas do estado burguês, como Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Polícia Federal, e Supremo Tribunal Federal, o qual condenou o companheiro Zé Dirceu, sem provas, com base na nazi-fascista “Teoria do Domínio de Fato”, bem como, historicamente, entregou Olga Benário a Hitler.

No final, foi decidido que a  militância fará um trabalho de organização e mobilização pelas regiões da cidade, visando ampliar a luta, fortalecendo os comitês de luta contra o golpe.

Com certeza, essa foi a Plenária em que as bases do partido tiveram mais voz nos últimos tempos. 

Ignácio Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

A ilusão na denúncia contra Bolsonaro

© foto: Fernando Bizerra Jr. A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou criminalmente Bolsonaro, sob a acusação de tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Lula. Tal fato fez com que o Partido dos Trabalhadores, bem como os demais partidos pequeno-burgueses da "esquerda" democratizante se posicionassem semeando ilusões na justiça burguesa, no Estado burguês. Leia mais: Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Inclusive, o termo "esquerda", como é utilizado hoje, é estranho ao marxismo, o qual utiliza, para as classes sociais preponderantes, as categorias burguesia, proletariado, pequena-burguesia (campesinato pobre). Esse setor do movimento popular segue jogando areia nos olhos dos trabalhadores, esquecendo que a...