Pular para o conteúdo principal

CUT aprova calendário de mobilizações contra golpe e “ajuste econômico”


Todos dia 20 de agosto, na Avenida Paulista!

A Central Única dos Trabalhadores, através de sua executiva, sob pressão das bases, aprovou um calendário de lutas contra o golpe e o pacote de maldades do ministro Levy.

A principal mobilização está marcada para o dia 20 de agosto, na Avenida Paulista, em São Paulo.
Na terça-feira, dia 28, em Brasília, haverá uma manifestação em frente ao Ministério da Fazenda, no mesmo dia da reunião do Copom (Conselho de Política Monetária), órgão encarregado de fixar as taxa dos juros, controlado pela burguesia e pelos banqueiros, órgão esse que pratica uma das mais altas taxas de juros do mundo, atacando de forma brutal a maioria da população oprimida nacional.

Para o mês de agosto, nos dia 11 e 12, a CUT, o MST, a Contag (Confederação dos Trabalhadores  da Agricultura) , sindicatos e o movimentos sociais e populares estão organizando a Marcha das Margaridas, em defesa da reforma e revolução agrária (terra aos camponeses, expropriação das empresas agrícolas, expropriação dos latifúndios).

Estão colocadas, ainda, as campanhas salariais do segundo semestre, como metalúrgicos, petroleiros, bancários, correios, químicos, etc., as quais devem ser impulsionadas pela escala móvel de salários, ou seja, reajustes e aumentos salariais de acordo com a inflação; redução da jornada de trabalho, sem redução de salários; estabilidade no emprego; e eleição de comandos de greves, com greves com ocupação das fábricas que demitirem.    

A CUT também pretende realizar aproximadamente 20 congressos estaduais e o congresso nacional está marcado para outubro. O movimento pela formação da tendência socialista operária revolucionária do PT (TSO) está elaborando as suas teses, as quais brevemente serão publicadas em nosso blog. 

O movimento de formação de uma tendência socialista operária revolucionária do Partido dos Trabalhadores defende a frente única anti-golpista e anti-imperialista, do PT, PCdoB, PSOL,  PCB, e PCO e demais partidos de esquerda, a CUT, a CTB,  e demais centrais e os movimentos populares, como MST e MTST, visando a preparação da greve geral contra a terceirização, contra as MPs 664 e 665 (redução de pensões, redução da aposentadoria, etc.) e contra o golpe da direita e do imperialismo.

Cláudia Coutinho
Erwin Wolf
Ignácio Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

A ilusão na denúncia contra Bolsonaro

© foto: Fernando Bizerra Jr. A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou criminalmente Bolsonaro, sob a acusação de tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Lula. Tal fato fez com que o Partido dos Trabalhadores, bem como os demais partidos pequeno-burgueses da "esquerda" democratizante se posicionassem semeando ilusões na justiça burguesa, no Estado burguês. Leia mais: Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Inclusive, o termo "esquerda", como é utilizado hoje, é estranho ao marxismo, o qual utiliza, para as classes sociais preponderantes, as categorias burguesia, proletariado, pequena-burguesia (campesinato pobre). Esse setor do movimento popular segue jogando areia nos olhos dos trabalhadores, esquecendo que a...