Pular para o conteúdo principal

A direita não vai derrubar Bolsonaro, é preciso agir!

*Por Leonardo Silva/ © foto: Nacho Doce

O presidente ilegítimo da república voltou a ameaçar o país neste domingo dia 19, de maneira aberta, com um golpe, após ter conclamado seus cachorros loucos às ruas em carreatas patronais nas principais capitais com buzinaços contra a quarentena. 

Bolsonaro age de maneira sistemática e impune para desmantelar o que ainda resta de isolamento social para atender as reivindicações da média burguesia, que quer matar a população para mitigar as perdas e evitar a falência. 

Lentamente depois de tudo as forças de esquerda estão aguardando em compasso de espera, muitas vezes se colocando a reboque dos governadores direitistas das dinastias oligárquicas regionais e lamentando a demissão do anti-SUS bolsonarista Mandetta. 

O resultado da campanha pela permanência de Mandetta no ministério foi o mesmo das campanhas pela troca de ministro ao longo deste governo: um fascistoide ainda pior alçado em seu lugar. 

É um erro contar com as divergências superficiais da direita tradicional, apelidada de "centrão", para que ela tome qualquer atitude contra o governo e isso já está mais do que evidente, pois são eles criadores do Bolsonaro no processo de golpe contra o governo do PT e apoiam quase todos os ataques do governo aos direitos da população. 

A direita não vai tomar nenhuma atitude que não seja a promoção eleitoral e demagógica dos governadores supostamente anti-Bolsonaro para recuperar seu aparato tradicional deteriorado e sobre as bases dessa falsa oposição, alçá-lo em 2022, com Lula e o PT nas mesmas condições de proscrição e perseguição. Se a esquerda colaborar com esta manobra ficando a reboque de Dória, Caiado e Witzel o resultado não poderá ser mais funesto.

Leia também:
Derrubar Bolsonaro e todos golpistas pela salvação pública!
Coronavírus: capitalismo na UTI
Mobilizar e defender o PT com ou sem coronavírus!

Acorda, PT... Fora, Bolsonaro!

 Tampouco se deve contar com a passividade do STF que já se acovardou inúmeras vezes e tem como conselheiro um elemento das Forças Armadas. Como eu já havia assinalado numa coluna anterior, se Bolsonaro não for derrubado, o psicopata do planalto vai promover um verdadeiro genocídio e, como declarou o companheiro José Dirceu, vai organizar, com apoio de grande parte do exército que já controla o governo, um auto-golpe. Ainda segundo Dirceu, bolsonaro não age por mera loucura política ou inconsequência e sim de caso pensado para acumular forças e apoio para seu intento fascista e nós, o movimento operário e as forças socialistas, democráticas e populares precisamos fazer o mesmo do nosso lado. 

Lula já declarou que é preciso tomar atitude uma vez que ele, o presidente, mais que o vírus é a personificação da crise pandêmica e do perigo que nos ameaça. 

Nós da TML cobramos, sobretudo no PT, maior partido de esquerda na America Latina para que abandone a inércia, e chamamos os companheiros das demais correntes de esquerda a unificar nossa palavra de ordem à direção nacional, para que atenda o anseio das bases e do povo tome a dianteira pelo Fora Bolsoanro!

Goiânia, 21 de abril de 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França

© foto: Caitlin Ochs (REUTERS) Os estudantes americanos promoveram uma revolta pró-Palestina contra o enclave sionista, terrorista e genocida de Israel. Aproximadamente 50 universidades tiveram manifestações convocadas por organizações pró-Palestina. De uma ponta a outra dos Estados Unidos, ou seja, da Califórnia ao Maine, de Minnesota ao Texas, os estudantes reivindicavam um imediato cessar-fogo e o fim do conflito, além de exigir que o governo americano pare de financiar Israel com bilhões de dólares. Leia mais: Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Todo apoio à luta pela libertação da Palestina! II Encontro Internacional Leon Trótski Os Estados Unidos estão reprimindo fortemente a revolta estudantil, com mais de 400 detidos pelo país. Apenas na Universidade Northeastern, em Boston, foram presos 100 estudantes, assim como houve também repressão na Universidade ...