segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Atentado a bombas ao Instituto Lula: e se fosse com um líder da burguesia?

Publicado em 2 de agosto de 2015 por socialistalivre

Nessa semana assistimos a um atentado terrorista-fascista à sede do Instituto Lula. Por quê? Simples. Depois que a mídia burguesa e os partidos de oposição de direita incrustaram, dia após dia, no imaginário popular o discurso de que a culpa de todos os males do Brasil é causada pela suposta “roubalheira” do PT, naturalmente o ódio político é um dos sintomas óbvios que iria acometer aos fascistas direitistas em crise econômica.

Ok. Mas não para aí. Quero destacar aqui o papel pífio, por exemplo, que a Rede Globo deu ao fato. No Jornal Hoje, o jornalista apenas relatou em 10 segundos o ocorrido, sem nenhuma imagem do estrago da bomba. No Jornal Nacional, houve 20 segundos mostrando uma rápida imagem e dizendo que advogados do Instituto Lula exigiam apuração do atentado. Óbvio, qual vítima iria não denunciar uma absurdidade dessas?

Em nenhum momento se mencionou, na Rede Globo, que se tratou de atentado político grave, mesmo que simbólico, já que não houve feridos. No ato terrorista-fascista praticado, o objetivo foi claro, intimidar a liberdade de expressão política no país das forças que tenham alguma conotação de esquerda. Em uma comparação tosca, o político britânico vestido de sutiã teve uma abordagem muito mais longa e mais comentada pela Rede Globo do que o atentado ao Instituto Lula, que representa nada mais nada menos do que um líder político operário que, quer o criticamos ou não, governou o Brasil por dois mandatos.

E se fosse um atentado ao Instituto FHC, seria a mesma pífia cobertura dada pela imprensa burguesa? Tenho certeza que não. O silêncio da mídia, a falta de uma condenação política clara ao ato terrorista-fascista praticado coloca a própria grande mídia burguesa como cúmplice da política fascista e do ódio que vem crescendo em nosso país.

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário