quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PT de São Bernardo realiza plenária sobre Cultura

Sob o tema “Participação Democrática e Desafios Políticos”, o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Bernardo do Campo realizou, na noite desta quarta-feira (9), uma assembleia sobre a implantação do sistema municipal de Cultura na cidade. 

O evento reuniu cerca de quarenta pessoas e contou com a presença do secretário municipal de Cultura, Neto de Oliveira, e dos diretores da Secretaria, Ana Mesquista, Fernando Figueira e Marcelo Fracarro.

O secretário Neto começou sua fala parabenizando o Núcleo de Cultura do PT pela organização do debate e pela “reativação do núcleo”. Para ele, a militância do partido esta “intimamente ligada” à história de luta dos movimentos sociais na área cultural em todo Brasil.

“Antes do presidente Lula assumir o governo, não havia discussão. Não havia participação nas decisões de Cultura no país, mas quando o PT passou a governar, isso mudou”, lembrou.

Neto abordou a implantação do sistema municipal e da política pública de Cultura. Segundo ele, “São Bernardo irá fazer nos próximos anos uma verdadeira transformação, sob a perspectiva da participação popular”.

“Com a implantação deste sistema municipal de Cultura, nós vamos garantir nos próximos anos a possibilidade concreta de garantir direitos e deveres através da participação da população”, disse o secretário.

Em seguida, Ana Mesquista, Fernando Figueira e Marcelo Fracarro fizeram breve explicação sobre o sistema municipal de Cultura, suas perspectivas e desafios. Após as falas, abriu-se o debate e os participantes puderam fazer suas colocações.

Plano Municipal de Cultura
O Plano Municipal de Cultura é resultado de uma discussão que envolveu diversos setores culturais da cidade. Através desta construção participativa, elaborou-se um planejamento das políticas culturais para a próxima década. Falta ainda ser transformado em projeto de lei por parte do prefeito Luiz Marinho e encaminhado ao Legislativo Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário