quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Tribunal de Contas de São Paulo coloca SBC entre as dez melhores do estado

Bons índices de avaliação em diversas áreas de interesse público coloca São Bernardo em boa colocação na pesquisa

© foto: Wilson Magão/ PMSBC

A Prefeitura de São Bernardo do Campo divulgou ontem (10) a notícia de que recebeu classificação A para a área de Educação em uma avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). Segundo informações divulgadas em seu site oficial, o município também foi bem avaliado em outras áreas, como Saúde e Meio Ambiente.

Esta pesquisa colocou o município entre os dez melhores de todo o estado de São Paulo. O TCE-SP avaliou intervenções em 664 municípios paulistas sob a ótica de sete temas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação. Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a cidade administrada pelo prefeito Luiz Marinho (PT) recebeu a melhor colocação no Índice de Efetividade de Gestão Municipal entre as cidades do ABCD.

São Bernardo do Campo recebeu a avaliação máxima em Educação: A; A em i-Cidade, que mede o grau de envolvimento do planejamento municipal na proteção dos cidadãos frente a possíveis riscos e desastres; A em i-Ambiente, que trata das informações sobre resíduos sólidos, educação e estrutura ambiental; B+ em Saúde; B em i-Fiscal, que mede a gestão fiscal por meio da análise da execução financeira e orçamentária; e B em i-Governança, que trata das informações e conhecimento dos recursos relacionados à tecnologia da informação em favor da sociedade.

Nenhuma novidade
Para aqueles que acompanham as realizações do governo Marinho nos últimos sete anos, praticamente, sabe que muito foi feito na cidade em todas as áreas. Habitação, Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, foram muito bem administradas nos últimos anos, com forte investimento sobretudo do governo Federal.

Resultado de uma participação popular que vem ocorrendo através do Orçamento Participativo e do Plano Plurianual, conhecido como PPA. As assembleias, sempre lotadas de moradores, têm dado o tom na conversa com a administração pública, indicando onde que a Prefeitura deve dar mais atenção. Tudo isso precisa ser reconhecido, afinal, muita coisa mudou para melhor nos últimos dois mandatos do prefeito Luiz Marinho.

É óbvio também que algumas coisas precisam mudar. Alguns erros foram cometidos neste período. Ninguém esta aqui para esconder isso. Porém, avaliando os dados desta pesquisa não é difícil entender o porquê São Bernardo foi bem avaliada. 

Mas este assunto deixa uma dúvida no ar. Ano que vem temos eleições, e a pergunta que fica é: será que esta administração, bem avaliada pelo TCE-SP, será bem avaliada pela população? Veremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário