Pular para o conteúdo principal

Há 198 anos nascia Karl Marx

Há 198 anos nascia Karl Marx na cidade de Tréveris, Renânia prussiana, Alemanha, em 5 de maio, no ano de 1818. Marx era de origem judaica, filho de Hershel Marx, advogado, e de Henriette Pressburg, judia holandesa. Casou-se com Jenny von Westphalen, com que teve 7 filhos, sendo que sua filha Laura casou-se com o revolucionário franco-cubano Paul Lafargue.

Marx na juventude chegou a ser hegeliano de esquerda. Posteriormente, Marx desenvolveu a dialética materialista, o materialismo histórico, o socialismo científico, juntamente com seu companheiro Friedrich Engels, um industrial alemão.

O marxismo tem três fontes, a filosofia alemã, cujo maior representante foi Georg Hegel, o socialismo utópico francês, cujo representantes eram Fourier, Proudhon, Saint-Simon,  e a economia de política inglesa, de Adam Smith, John Stuart Mill e David Ricardo.

"O marxismo é o sistema das ideias e da doutrina de Marx. Marx continuou e desenvolveu plena e genialmente as três principais correntes ideológicas do século XIX, nos três países mais avançados da humanidade: a filosofia clássica alemã, a economia política clássica inglesa e o socialismo francês, em ligação com as doutrinas revolucionárias francesas em geral. O carácter notavelmente coerente e integral das suas ideias, reconhecido pelos próprios adversários - e que, no seu conjunto, constituem o materialismo moderno e o socialismo científico moderno como teoria e programa do movimento operário de todos os países civilizados -, obriga-nos a fazer proceder a exposição do conteúdo essencial do marxismo, a doutrina económica de Marx, de um breve resumo da sua concepção do mundo em geral." (V.I. LENINE, "Obras Escolhidas 1", pág, 7, EDITORA ALFA-OMEGA, São Paulo, 1979).

Ao longo de seus 65 anos Marx escreveu obras como “O Capital”, publicado em 11 de setembro de 1867, e o “Manifesto do Partido Comunista”, de 1848, em parceria com Friedrich Engels.

Marx colaborou no jornal Vorwarts e fundou com Engels, em Colônia, a Nova Gazeta Renana.

Marx tornou-se o principal expoente da Associação Internacional dos Trabalhadores, a I Internacional, fundada em 1864.

Faleceu em Londres, no ano de 1883, deixando o maior legado para a classe operária mundial, o marxismo, isto é, o socialismo científico.

Erwin Wolf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante