quinta-feira, 5 de maio de 2016

Há 198 anos nascia Karl Marx

Há 198 anos nascia Karl Marx na cidade de Tréveris, Renânia prussiana, Alemanha, em 5 de maio, no ano de 1818. Marx era de origem judaica, filho de Hershel Marx, advogado, e de Henriette Pressburg, judia holandesa. Casou-se com Jenny von Westphalen, com que teve 7 filhos, sendo que sua filha Laura casou-se com o revolucionário franco-cubano Paul Lafargue.

Marx na juventude chegou a ser hegeliano de esquerda. Posteriormente, Marx desenvolveu a dialética materialista, o materialismo histórico, o socialismo científico, juntamente com seu companheiro Friedrich Engels, um industrial alemão.

O marxismo tem três fontes, a filosofia alemã, cujo maior representante foi Georg Hegel, o socialismo utópico francês, cujo representantes eram Fourier, Proudhon, Saint-Simon,  e a economia de política inglesa, de Adam Smith, John Stuart Mill e David Ricardo.

"O marxismo é o sistema das ideias e da doutrina de Marx. Marx continuou e desenvolveu plena e genialmente as três principais correntes ideológicas do século XIX, nos três países mais avançados da humanidade: a filosofia clássica alemã, a economia política clássica inglesa e o socialismo francês, em ligação com as doutrinas revolucionárias francesas em geral. O carácter notavelmente coerente e integral das suas ideias, reconhecido pelos próprios adversários - e que, no seu conjunto, constituem o materialismo moderno e o socialismo científico moderno como teoria e programa do movimento operário de todos os países civilizados -, obriga-nos a fazer proceder a exposição do conteúdo essencial do marxismo, a doutrina económica de Marx, de um breve resumo da sua concepção do mundo em geral." (V.I. LENINE, "Obras Escolhidas 1", pág, 7, EDITORA ALFA-OMEGA, São Paulo, 1979).

Ao longo de seus 65 anos Marx escreveu obras como “O Capital”, publicado em 11 de setembro de 1867, e o “Manifesto do Partido Comunista”, de 1848, em parceria com Friedrich Engels.

Marx colaborou no jornal Vorwarts e fundou com Engels, em Colônia, a Nova Gazeta Renana.

Marx tornou-se o principal expoente da Associação Internacional dos Trabalhadores, a I Internacional, fundada em 1864.

Faleceu em Londres, no ano de 1883, deixando o maior legado para a classe operária mundial, o marxismo, isto é, o socialismo científico.

Erwin Wolf

Nenhum comentário:

Postar um comentário