Pular para o conteúdo principal

Congresso golpista coloca PSTU, PCO, PCB na invisibilidade política e na semilegalidade!

O movimento pró-formação da Tendência Socialista Operária do Partido dos Trabalhadores publica a importante matéria abaixo, elaborada pelo Professor Gílber Martins Duarte, de Uberlândia, Minas Gerais.

*Publicado em 31 de maio de 2015por socialistalivre
A Reforma Política dirigida pelos conservadores do Congresso Nacional mostra mais uma vez seu lado antidemocrático, votando cláusulas de barreira, mínimo de 2% dos votos nacionais, para tirar do horário eleitoral da TV e do fundo partidário os partidos pequenos legalizados da esquerda, PSTU, PCO, PCB.

Os golpistas conservadores, com essa medida antidemocrática, no fundo, estão apenas continuando com sua perseguição à esquerda do país, da mesma forma que estão fazendo diuturnamente, tentando criminalizar o PT, de forma a fazer com que os setores conservadores voltem ao controle total da nação como voz soberana, seja por impeachment da presidente do PT, eleita democraticamente, hipótese ainda não descartada, face à sanha antidemocrática dessa direita parlamentar, seja por vitória nas próximas eleições, em 2018, sem qualquer contestação à esquerda, pousando de única oposição supostamente legítima, o que é uma mentira.

A direita golpista e inimiga da democracia (PSDB, DEM, setores do PMDB, PPS, PSB, PP e outros) é oposição ao governo federal para piorar a vida dos trabalhadores, não para melhorar. Não nos deixemos enganar.

Portanto, o golpismo direitista em marcha no país precisa ser enfrentado por todas as forças políticas de esquerda e democráticas, que defendem a democracia. Chamamos toda a esquerda (PT, PC do B, PCB, PCO, PSTU, PSOL, MST, MTST, UNE e outras organizações de esquerda) para se unir, em frente única, contra os ataques à democracia desferidos pelo Congresso Nacional direitista e contra o golpismo em marcha, inclusive nas ruas.

Não às cláusulas de barreira excluindo os partidos de esquerda da visibilidade eleitoral. Não ao golpismo fascista e monolítico, procurando impor a lógica de ditadura do capital, capitaneada pelos partidos direitistas da classe burguesa. Essa Reforma Política da direita conservadora, sem ouvir a voz da população, é uma farsa, é um ataque à democracia, só isso! Ditadura nunca mais!

Por: Gílber Martins Duarte – Militante SOCIALISTA LIVRE – Sind-UTE/Uberlândia/MG – Doutor em Análise do Discurso/UFU – Professor da Rede Estadual de Minas Gerais –EDITOR DO BLOG www.socialistalivre.wordpress.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

A ilusão na denúncia contra Bolsonaro

© foto: Fernando Bizerra Jr. A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou criminalmente Bolsonaro, sob a acusação de tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Lula. Tal fato fez com que o Partido dos Trabalhadores, bem como os demais partidos pequeno-burgueses da "esquerda" democratizante se posicionassem semeando ilusões na justiça burguesa, no Estado burguês. Leia mais: Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Inclusive, o termo "esquerda", como é utilizado hoje, é estranho ao marxismo, o qual utiliza, para as classes sociais preponderantes, as categorias burguesia, proletariado, pequena-burguesia (campesinato pobre). Esse setor do movimento popular segue jogando areia nos olhos dos trabalhadores, esquecendo que a...