Pular para o conteúdo principal

PSOL passa a integrar a burguesa Rede Sustentabilidade

O PSOL passa a integrar o partido burguês Rede Sustentabilidade, desde 30 de março, por meio da formação de uma “federação” com o mesmo, novidade trazida pela Lei n° 14.208, de 28 de setembro de 2021.

Trata-se da completa adaptação do PSOL a um partido burguês, uma verdadeira fusão coma a Rede, que, com certeza, levará à dissolução do partido de Boulos e de pequenas organizações de esquerda.

Leia mais:
Copa do Mundo: barbárie com os trabalhadores estrangeiros no Catar

O papel dos trabalhadores na desnazificação Ucrânia e Europa
Socialismo ou barbárie: o inimigo está em casa
Chile: construir o partido operário revolucionário
Servidores federais: preparar a greve geral dia 18 de janeiro

A trajetória do PSOL deverá ser mais curta e efêmera do que os partidos democratizantes, de colaboração e conciliação de classes europeus, que ele se inspirou (Podemos, da Espanha, Syriza, da Grécia, e NPA, da França).

A invenção da Lei n° 14.208/21 é absurda, porque esse “novo instituto” não se trata na realidade de uma federação, mas assemelha-se a uma fusão, pela longa duração (quatro anos).

Um aliança desse tipo não é tática, de ações comuns de curta duração, perfeitamente admissível até com partidos burgueses,  mas estratégica,  pois de longa duração, e deverá implicar na fusão, assimilação ou dissolução do PSOL na Rede Sustentabilidade, partido totalmente burguês, por suas fileiras, seus integrantes, e sobretudo o seu conteúdo programático.

Essa trajetória do PSOL demonstra claramente a sua fragilidade programática, o seu caráter pequeno-burguês democratizante, que sempre apontamos.

Como dissemos, o PSOL tem todos os defeitos da conciliação e colaboração de classes do PT, agravada pela ausência inserção no movimento de massas. O PT, ao menos, penetrou no movimento de massas, detendo ainda uma inserção no mesmo, através da CUT, sindicatos, do MST, UNE, etc., o que é uma virtude.

Além disso, o PSOL flertou com Moro e a Lava Jato, conforme uma de suas alas mais direitistas, encabeçada por Luciana Genro. Sua ex-liderança no Rio de Janeiro, o deputado Marcelo Freixo, hoje no PSB, também um partido burguês, bastante semelhante à Rede Sustentabilidade, defendeu as reacionárias UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), bases das frequentes chacinas contra negros e pobres, que horrorizam não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro. Isso apenas para exemplificar e resumir.

Assim, temos certeza, que o PSOL iniciou um caminho sem volta que o levará ao seu fim, enquanto partido de esquerda, enquanto partido da classe trabalhadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante