Pular para o conteúdo principal

PSOL passa a integrar a burguesa Rede Sustentabilidade

O PSOL passa a integrar o partido burguês Rede Sustentabilidade, desde 30 de março, por meio da formação de uma “federação” com o mesmo, novidade trazida pela Lei n° 14.208, de 28 de setembro de 2021.

Trata-se da completa adaptação do PSOL a um partido burguês, uma verdadeira fusão coma a Rede, que, com certeza, levará à dissolução do partido de Boulos e de pequenas organizações de esquerda.

Leia mais:
Copa do Mundo: barbárie com os trabalhadores estrangeiros no Catar

O papel dos trabalhadores na desnazificação Ucrânia e Europa
Socialismo ou barbárie: o inimigo está em casa
Chile: construir o partido operário revolucionário
Servidores federais: preparar a greve geral dia 18 de janeiro

A trajetória do PSOL deverá ser mais curta e efêmera do que os partidos democratizantes, de colaboração e conciliação de classes europeus, que ele se inspirou (Podemos, da Espanha, Syriza, da Grécia, e NPA, da França).

A invenção da Lei n° 14.208/21 é absurda, porque esse “novo instituto” não se trata na realidade de uma federação, mas assemelha-se a uma fusão, pela longa duração (quatro anos).

Um aliança desse tipo não é tática, de ações comuns de curta duração, perfeitamente admissível até com partidos burgueses,  mas estratégica,  pois de longa duração, e deverá implicar na fusão, assimilação ou dissolução do PSOL na Rede Sustentabilidade, partido totalmente burguês, por suas fileiras, seus integrantes, e sobretudo o seu conteúdo programático.

Essa trajetória do PSOL demonstra claramente a sua fragilidade programática, o seu caráter pequeno-burguês democratizante, que sempre apontamos.

Como dissemos, o PSOL tem todos os defeitos da conciliação e colaboração de classes do PT, agravada pela ausência inserção no movimento de massas. O PT, ao menos, penetrou no movimento de massas, detendo ainda uma inserção no mesmo, através da CUT, sindicatos, do MST, UNE, etc., o que é uma virtude.

Além disso, o PSOL flertou com Moro e a Lava Jato, conforme uma de suas alas mais direitistas, encabeçada por Luciana Genro. Sua ex-liderança no Rio de Janeiro, o deputado Marcelo Freixo, hoje no PSB, também um partido burguês, bastante semelhante à Rede Sustentabilidade, defendeu as reacionárias UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), bases das frequentes chacinas contra negros e pobres, que horrorizam não apenas o Brasil, mas o mundo inteiro. Isso apenas para exemplificar e resumir.

Assim, temos certeza, que o PSOL iniciou um caminho sem volta que o levará ao seu fim, enquanto partido de esquerda, enquanto partido da classe trabalhadora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França

© foto: Caitlin Ochs (REUTERS) Os estudantes americanos promoveram uma revolta pró-Palestina contra o enclave sionista, terrorista e genocida de Israel. Aproximadamente 50 universidades tiveram manifestações convocadas por organizações pró-Palestina. De uma ponta a outra dos Estados Unidos, ou seja, da Califórnia ao Maine, de Minnesota ao Texas, os estudantes reivindicavam um imediato cessar-fogo e o fim do conflito, além de exigir que o governo americano pare de financiar Israel com bilhões de dólares. Leia mais: Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Todo apoio à luta pela libertação da Palestina! II Encontro Internacional Leon Trótski Os Estados Unidos estão reprimindo fortemente a revolta estudantil, com mais de 400 detidos pelo país. Apenas na Universidade Northeastern, em Boston, foram presos 100 estudantes, assim como houve também repressão na Universidade ...