Pular para o conteúdo principal

1º deputado eleito do PT de SBC critica política de alianças

Expedito Soares Batista, primeiro deputado estadual eleito pelo Partido dos Trabalhadores de São Bernardo Campo, em 1982, critica a política de alianças do partido, em entrevista ao Diário do Grande ABC de 22/11.

“Expedito Soares Batista mantém defesa do petismo, mas reconhece que postura adotada pelo amigo e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afastou o partido dos ideais que levantava no passado. Ele critica principalmente a política de ampla coalizão adotada por Lula quando chegou ao poder em 2002.”, diz o Diário do Grande ABC.

Ainda segundo o jornal, Expedito Soares afirmou que:

“Quando liguei a televisão e vi o Lula ao lado do (Paulo) Maluf (PP, deputado federal) para fortalecer a campanha do (Fernando) Haddad (PT, prefeito de São Paulo), me senti constrangido.  Assim como fiquei muito triste ao ver o Lula ao lado do (José) Sarney (PMDB, ex-senador) e do (Fernando) Collor (PTB, ex-presidente da República e atual senador por Alagoas). É deprimente”, questiona o petista”, segundo o Diário do Grande ABC.

Segundo o jornal, “Mesmo fora da política, Expedito faz análise cética do governo de Dilma Rousseff (PT), dizendo que a coalizão prejudica seu mandato.”

Além disso, Expedito Soares fez uma análise do governo Dilma, da política de “governabilidade”, ou seja, da política de colaboração de classes do PT,  chegando a uma importante conclusão:

“O Lula botou a cara para elegê-la. Para a sociedade, é um governo do PT, mas na prática não. É um governo que vai desde banqueiros até mequetrefes do Congresso Nacional. A Dilma tinha de ter governo mais de centro-esquerda, compor com esse pessoal, sob pena de ter dificuldade de governar e até sofrer impeachment. Às vezes é melhor perder o poder do que governar com bandidos.”

O movimento pró-formação de uma Tendência Marxista-Leninista do PT defende a ruptura com essa política suicida de colaboração de classes do partido, colocada em prática pela tendência majoritária, a antiga Articulação, hoje Construindo um Novo Brasil (CNB), que levou o partido a essa encruzilhada que o Partido dos Trabalhadores e o governo Dilma vivem, com a ameaça do golpe da burguesia e do imperialismo, por meio de impeachment a lá Paraguai (golpe parlamentar), ou mesmo golpe militar.

Assim, nesta conjuntura, entendemos que ganharam relevo as bandeiras de Fora Cunha e contra o ajuste fiscal, para barrar a terceirização e as MPs 664 e 665 (que reduzem pensões, aposentadorias, e o seguro-desemprego, etc.), escala móvel de salários (reajuste automático de salários de acordo com a inflação); redução da jornada de trabalho, sem redução de salários;  fim das demissões, estabilidade no emprego; não aos cortes dos programas sociais, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, PRÓ-UNE, PRONTATEC, FIES, etc., fim do congelamento dos vencimentos dos funcionários públicos, defesa da Petrobrás e expropriação da Samarco (Vale + BHP Billiton).

Fora Cunha!

Abaixo o ajuste fiscal!

Erwin Wolf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

A ilusão na denúncia contra Bolsonaro

© foto: Fernando Bizerra Jr. A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou criminalmente Bolsonaro, sob a acusação de tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Lula. Tal fato fez com que o Partido dos Trabalhadores, bem como os demais partidos pequeno-burgueses da "esquerda" democratizante se posicionassem semeando ilusões na justiça burguesa, no Estado burguês. Leia mais: Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Inclusive, o termo "esquerda", como é utilizado hoje, é estranho ao marxismo, o qual utiliza, para as classes sociais preponderantes, as categorias burguesia, proletariado, pequena-burguesia (campesinato pobre). Esse setor do movimento popular segue jogando areia nos olhos dos trabalhadores, esquecendo que a...