Pular para o conteúdo principal

Saudação aos delegados do 3º Congresso Estadual da Juventude do PT

A Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT) realiza seu 3º Congresso Estadual, nos dias 7 e 8 de novembro aqui na cidade de Franco da Rocha, com o lema “Por mais direitos e contra o genocídio da juventude negra. Abaixo o conservadorismo! Quem  fecha escola, abre prisão.”

O Programa de Transição da IV Internacional, elaborado por Leon Trotsky, ensina o papel da juventude na luta de classes:

“A renovação do movimento faz-se pela juventude, livre de toda responsabilidade pelo passado. A Quarta Internacional dá uma excepcional atenção à jovem geração do proletariado. Toda sua política se esforça em inspirar à juventude para que confie em suas próprias forças e em seu futuro. Apenas o revigorante entusiasmo e o espírito ofensivo da juventude podem assegurar os primeiros sucessos na luta; apenas esses sucessos podem fazer voltar ao caminho da revolução os melhores elementos da velha geração. Sempre foi assim. Continuará sendo assim.

As organizações oportunistas, por sua própria natureza, concentram sua atenção principalmente nas camadas superiores da classe operária e, consequentemente, ignoram igualmente a juventude e as mulheres trabalhadoras. Entretanto, a época de declínio capitalista atinge cada vez mais duramente a mulher, tanto a assalariada quanto a dona- de-casa. As secções da Quarta Internacional devem procurar apoio nas camadas mais exploradas da classe operária e, consequentemente, entre as mulheres trabalhadoras. Encontrarão aí inesgotáveis fontes de devotamento, abnegação e espírito de sacrifício.

Abaixo a burocracia e o carreirismo!

UM LUGAR À JUVENTUDE E ÀS MULHERES TRABALHADORAS!

Estas são palavras de orem inscritas com destaque na bandeira da Quarta Internacional.”

A burguesia nacional e o imperialismo, nessa sanha assassina, atacam os estudantes e a juventude, sobretudo a negra, querendo impor a redução da maioridade penal, sendo que, como sabemos, menos de um 1% dos assassinatos são cometidos por menores, ou seja, quem comete assassinatos são os adultos. É importante informar que 36% dos assassinatos são contra os menores, ou seja, os jovens são as vítimas. Há um verdadeiro genocídio de jovens negros e pobres nas periferias das cidades, criminalização dos movimentos sociais e de seus lutadores, agora agravada com a Lei Antiterrorismo. “Não há capitalismo, sem racismo”, como ensinou Malcolm X. Ainda, na atual conjuntura, é fundamental a defesa do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), sem concessões. Assim, os operários, camponeses e estudantes brasileiros precisam, nesta conjuntura, com os ataques nazi-fascistas, organizar os comitês de autodefesa a partir dos sindicatos.

O movimento pró-formação de uma Tendência Marxista-Leninista no PT, por meio de sua juventude, propõe aos delegados que aprovem como eixo a luta contra os ataques aos direitos da classe operária, camponesa e estudantil, para defender o FIES, PROUNI, PRONATEC, barrar a terceirização – PEC 4330, as MPs 664 e 665 (redução de pensões, redução da aposentadoria, do seguro-desemprego, etc.), impedir o corte de 4 bilhões de reais da Saúde Pública e os cortes dos programas sociais, como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa família e etc., derrotar o congelamento dos vencimentos dos funcionários públicos, e defender da Petrobrás, fortalecendo a frente única antigolpista do PT com o PCdoB, PCO, MST, MTST, UNE, CUT, CTB, fazendo um chamamento especial ao PSOL, PSTU, PCB, PPL, Força Sindical,CGTB, e demais centrais sindicais, para que se somem a esta luta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições violentas e antidemocráticas

As eleições para prefeitos e vereadores que ocorrem no Brasil seguem sendo violentas e antidemocráticas. Quase diariamente, a imprensa noticia assassinatos de candidatos em várias cidades do País. Nos debates, acontecem cadeirada entre candidatos e brigas de soco entre os assessores. O pleito, além disso, é antidemocrático, com os partidos da burguesia tendo o monopólio do tempo de propaganda eleitoral nos meios de comunicação, como rádio e TV, prevalecendo o poder econômico desses partidos. Leia mais: Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Infelizmente, a classe trabalhadora não conseguiu forjar uma alternativa revolucionária, após o fracasso do Partido Comunista e do Partido dos Trabalhadores, em razão da política de colaboração e conciliação de classes. Portanto, mais ...

Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado

O proletariado boliviano saiu às ruas contra o golpe militar, liderado pelo General Zúñiga para derrubar o presidente Luis Arce. A mobilização do povo boliviano frustrou a tentativa de golpe, fazendo com que o General e o Exército recuassem. As informações que nos chegaram dão conta de que houve confrontos de populares com os militares golpistas, que ocuparam a praça próxima ao palácio do governo. Por outro lado, o Partido Obrero Revolucionário da Bolívia, o POR, soltou uma nota onde denuncia que a tentativa de golpe foi uma farsa tramada pelo próprio presidente Luis Arce, dizendo que o General golpista, ao ser preso, declarou que o próprio Arce  lhe pediu para que montasse essa farsa de golpe. Leia mais: Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Lula e PT num beco sem saída Diretor da ONU renuncia denunciando genocídio em Gaza Independentemente do que r...

A ilusão na denúncia contra Bolsonaro

© foto: Fernando Bizerra Jr. A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou criminalmente Bolsonaro, sob a acusação de tentar se manter no poder após a derrota nas eleições de 2022 para Lula. Tal fato fez com que o Partido dos Trabalhadores, bem como os demais partidos pequeno-burgueses da "esquerda" democratizante se posicionassem semeando ilusões na justiça burguesa, no Estado burguês. Leia mais: Eleições violentas e antidemocráticas Tentativa de golpe na Bolívia e a lição do proletariado Liberdade para Julian Asssange! Cresce revolta estudantil pró-Palestina nos EUA e na França Há 100 anos perdemos Lênin, o grande teórico do partido operário revolucionário Inclusive, o termo "esquerda", como é utilizado hoje, é estranho ao marxismo, o qual utiliza, para as classes sociais preponderantes, as categorias burguesia, proletariado, pequena-burguesia (campesinato pobre). Esse setor do movimento popular segue jogando areia nos olhos dos trabalhadores, esquecendo que a...