Pular para o conteúdo principal

Censura do STF, privataria da Eletrobras e a anulação do programa do PT

*Por Leonardo Silva

Desde que Lula recuperou seus direitos políticos após a saída da prisão, a situação política na esquerda vem sofrendo franco processo de deterioração, a começar pela própria direção do PT. Da prisão, o próprio Lula se opunha a chamada "Frente ampla pela democracia" com os principais elementos do golpe de 2016, e agora estamos as voltas com o ex-governador tucano Geraldo Alckmin (PSB-SP) como candidato a vice, ou seja, um neoliberal carrasco dos trabalhadores como candidato indireto a sucessão presidencial.

Leia mais:
Trotsky: A arte militar e o jogo de xadrez

Solidariedade ao PCO contra a perseguição do STF
Desdobramentos da guerra imperialista
Alckmin na chapa, o filé que fortalece o bolsonarismo
PSOL passa a integrar a burguesa Rede Sustentabilidade

A fala do então senador da ala direita do PT Humberto Costa à revista Veja logo após a derrubada da presidenta Dilma sobre "virar a página do golpe" se figura quase que como uma profecia quando todas as figuras mais execráveis do 11 de Abril de 2016 como Paulo Pereira da Silva, o "Paulinho da Força" (Solidariedade-SP), após ser vaiado pelos trabalhadores no encontro de Lula com sindicatos e usar de chantagem pra se aliar com o Bolsonaro figura entre os "aliados" do PT.

Enquanto essas alianças muito lamentáveis e prejudiciais vão sendo tecidas, a situação do país se deteriora política e socialmente. A promiscuidade institucional com o caso do deputado de extrema-direita Daniel Silveira (PTB-RJ), numa ação que ninguém consegue apontar onde está a letra fria da legalidade, foi a isca para que quase toda a esquerda fosse fisgada novamente para a "defesa da institucionalidade" em nome do combate ao "Golpe" do Bolsonaro esquecendo completamente que essas instituições formam o Estado de Exceção que vigora desde a ruptura constitucional iniciadas por elas próprias no Golpe de Estado de 2016.

Isso tudo começa agora a se virar (novamente) contra a esquerda, a começar pela militância de base revolucionária da campanha do Lula, onde a gota d'água foi quando o ministro Alexandre de Moraes determinou o fechamento dos canais de imprensa digital do Partido da Causa Operária (PCO) em um escandaloso atentado ao direito de livre expressão.

Em meio ao silêncio acovardado da esquerda diante da ilegalidade, setores flagrantemente apoiaram a ação. Esses amplos setores ignoram também que não existe luta institucional real contra o bolsonarismo, e que enquanto atacam "pitibulls" bolsonaristas do baixo calão, Bolsonaro segue a entrega do patrimônio nacional sem nenhuma oposição dos ditos Guardiões da Democracia.

A esquerda média ignora que Bolsonaro e STF são aliados diante da completa conivência deste último em projetos como o que aprovou o confisco pelos banqueiros de casas de pessoas que não podem pagar, e no último grande crime de Lesa-pátria que foi a entrega da Eletrobrás por um preço que não paga nem a metade da usina de Itaipú.

Enquanto dão autoridade ao STF pisotear a constituição e aprofundar o Estado de Exceção, amordaçam os setores mais combativos da esquerda e a militância de base, imperando a censura e calando a esquerda moderada através do Terrorismo Judicial, preparando assim para impedir qualquer tentativa de um governo do PT em reverter os ataques de 6 anos de Golpe.

A burguesia projeta para o futuro, caso Lula seja realmente eleito, um governo desdentado, com um país destruído nas mãos e sem condições de reagir barrado pelo poder judiciário e com um congresso ainda mais reacionário. Tal cenário não teria outro resultado que não a volta da extrema-direita e um processo de dissolução da esquerda reformista a começar pelo PT que já se encontra com sinais de deterioração política pelas alianças com os golpistas.

A TML advertiu o perigo da conciliação com os golpistas para qualquer programa minimamente progressista do PT e agora, por essas mesmas alianças, estão suprimindo pontos importantes da campanha como a própria Revogação da Destruição da CLT. Lula diz que não pode "fazer menos do que ele já fez", o que significa que ganhar a eleição não resolverá o problema do país.

É preciso construir os comitês de Luta pela Revogação do Golpe de 2016 e todos os atos desde então, para que os trabalhadores participem ativamente do governo e neutralize os efeitos nefastos das alianças golpistas. É preciso lutar contra a censura do STF e das Redes Sociais, reafirmando o direito a liberdade de expressão, organização e associação há muito tempo esquecidos pela esquerda que se torna cada dia mais reacionária abandonando os interesses da classe operária usurpados pela extrema-direita. É preciso construir as bases para Lula presidente e para um Governo dos Trabalhadores.

Leonardo Silva é professor.

*Este espaço é aberto à manifestação democrática dos movimentos operário e popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante