domingo, 15 de janeiro de 2017

Organizar um congresso de base da classe trabalhadora

A barbárie nos presídios, com 60 mortes em Manaus, 30 mortes na zona rural de Boa Vista e 26 mortes em Natal, paralisaram momentaneamente os golpistas, sendo necessário que a classe operária aproveite o momento para entrar em cena, visando derrotar aos golpistas, começando por organizar um Congresso de base em São Paulo, com delegados de base eleitos em assembleias nos Estados.

O golpe vive um momento de impasse com a barbárie nos presídios, com o aprofundamento da crise econômica e com as disputas pela eleição do presidente da Câmara Federal, onde há um enfrentamento entre o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que representa setores da burguesia nacional e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que representa setores ligados ao imperialismo norte-americano, que pretende dar um golpe dentro do golpe, apeando Michel Temer do poder para colocar Fernando Henrique Cardoso na presidência da república, por votação indireta no Congresso Nacional.

Por outro lado, a realização do Congresso de base da Classe Trabalhadora é fundamental romper a paralisia imposta pelas organizações de massas, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o Partido dos Trabalhadores (PT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em razão de sua política de conciliação e colaboração de classes, que vêm impondo um bloqueio ao movimento operário e popular, apesar da enorme disposição de luta demonstrada de forma empírica e espontânea pelos trabalhadores, camponeses e estudantes contra o golpe.

O Congresso Brasileiro da Classe Trabalhadora  em São Paulo tem como objetivo forjar um programa e uma plataforma de lutas contra o golpe e, o mais importante, buscar organizar a classe trabalhadora de forma independente, devendo ser convocado,  organizado e impulsionado pelos setores combativos e classistas do movimento operário e popular.

2 comentários:

  1. Sou afavor dá organização do congresso dos trabalhadores há que
    Se organizar e se unir
    Para ser forte,temos que tomar nosso país de volta para nós brasileiros

    ResponderExcluir
  2. A ideia do CONGRESSO é boa, pois dele poderá sair "ideias e propostas" unificadoras de luta. A paralisia acontece porque não há hoje uma "ideia força" com estratégias definidas para sair desse sonambulismo. Adiante, pois, com isso!

    ResponderExcluir