Pular para o conteúdo principal

Imperialismo americano faz mais uma vítima: Alan Garcia, ex-presidente do Peru

© foto: Guadalupe Pardo/ REUTERS

O ex-presidente do Peru, Alan Garcia, ao ser preso pela chamada Lava Jato do Peru, segundo foi informado pelas autoridades peruanas suicidou-se ao ser preso. Na verdade, Alan Garcia é mais uma vítima da ofensiva contra os povos, nessa Nova Operação Condor, promovida sobretudo pelo imperialismo norte-americano  decadente e moribumdo, assim como foi a ex-primeira dama do Brasil, Dona Mariza Letícia, mulher do ex-presidente Lula, também outra vítima de perseguição política cumprindo prisão em Curitiba. Essa ofensiva visa recolonizar e escravizar de forma brutal os povos da latino-americanos, na tentativa de recuperar a taxa de lucro dos bancos e das empresas para salvar o capitalismo.

A exemplo do que ocorre com o Brasil, com o golpe patrocinado pelo  imperialismo norte americano, está em curso também no Peru, dentre outros países latino-americanos, como Venezuela, Nicarágua, etc., uma verdadeira ofensiva contra os povos, semelhante a impulsionada pelo ministro ex-juiz, fascista e golpista, Sérgio Moro, com as “prisões cautelares” (provisórias e preventivas)  midiáticas, com total desprezo pela pessoa humana, como forma de tortura, sem culpa formada, como acontece na prisão norte-americana de Guantánamo. Além disso, dentre outras monstruosidades, o ministro fascista apresentou recentemente o criminoso “pacote anticrime”, desenhando um Estado totalitário, instituindo a pena de morte, praticamente transformando as polícias em esquadrões da morte, com “excludente de criminalidade”.

Essa ofensiva contra os povos tem como pretexto, como desculpa, a “luta contra a corrupção”, que sempre é levantada pelo imperialismo norte-americano, que por sinal é o mais corrupto, criminoso e monstruoso que exista na face da terra.

Aqui no Brasil, historicamente conhecemos essa estratégia da CIA e do Departamento de Estado norte-americano desde a UDN (União Democrática Nacional) do jornalista entreguista e golpista Carlos Lacerda, isto é, desde os anos 1950.

Alan Garcia, foi líder da Aliança Popular Revolucionária Americana (APRA), partido do nacionalismo burguês do Peru e presidente honorário da Internacional Socialista, tendo sido um camaleão. Em seu primeiro governo, em 1985 a 1990, prometeu justiça social e respeito aos direitos humanos e ameaçou nacionalizar bancos, mas nada disso aconteceu, tendo deixado o governo com inflação de 10.000%, além de ter sido denunciado por execução de guerrilheiros, trajetória própria e capituladora do nacionalismo burguês, o qual é incapaz hoje em dia de realizar as tarefas democráticas, como expulsar o imperialismo e realizar a reforma e revolução agrária, tarefas essas que passaram historicamente ao proletariado revolucionário.

No segundo mandato, em 2006, passou a defender abertamente o “mercado”, apoiando-se nas commodities, como as maiorias da economias latino-americanas.

Assinale-se a criminosa negativa do governo da Frente Ampla do Uruguai, de Tabaré Vasquez, que negou asilo político a Alan Garcia. Tabaré Vasquez junta-se a Evo Morales, que entregou o ex-ativista Cesare Battisti aos fascistas italianos, como desprezíveis traidores de nossos povos latino-americanos.

A ofensiva contra os povos, essa Nova Operação Condor, essa reação em toda linha do imperialismo norte-americano, em sua fase terminal, deve ser enfrentada pelo proletariado latino-americano, com a formação de partidos operários marxistas revolucionários nos nossos respectivos países, que levantem bem alto as reivindicações operárias transitórias, em aliança com os camponeses pobres, em razão da reforma e revolução agrárias, e os estudantes, para que possamos edificar a Internacional operária e revolucionária, visando a formação de uma Federação Socialista dos Países Latino-americanos e, sobretudo, no coração do monstro imperialista, nos Estados Unidos da América, onde a nossa irmã, a classe operária norte-americana, precisa derrubar a sua burguesia imperialista, por meio de uma revolução proletária, pois, como nos ensinaram Marx, Engels, Lênin, Trotsky e Rosa Luxemburgo, o inimigo encontra-se em casa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante