Pular para o conteúdo principal

Tirem as mãos imperialistas da Venezuela! Um golpe de Estado imperialista

© foto: teleSUR

Em 21 de janeiro, um golpe de estado de 27 soldados contra o governo do presidente Nicolás

Maduro falhou em Cotiza, no norte de Caracas.

No dia 22 de janeiro, manifestações de rua organizadas por partes do oposição burguesa. Para o 23º aniversário da derrubada do então ditador Marcos Pérez Jiménez, em 1958, preparava uma reunião em massa.

Em 23 de janeiro de 2019, Juan Guaidó, Presidente da Assembléia Nacional da Venezuela, autoproclamado presidente do país. Guaidó é um membro do Voluntad Popular, um movimento de reagrupamento burguês construído e financiado pelos Estados Unidos, incluindo o movimento National Endowment for Democracy (NED). Imediatamente após a autoproclamação de Guaidó como chefe de Estado, Trump reconheceu o novo "presidente" da Venezuela. Ele declarou que, como Presidente do Parlamento, Guaidó é o "único órgão legítimo "do país porque foi" devidamente "escolhido pelo povo venezuelano.

Em poucas horas, os governos do Brasil, Argentina, Equador, Chile, Peru e Canadá tomou esta declaração, mas o Presidente autoproclamado também recebeu apoio de políticos europeus como o presidente francês Emmanuel Macron, o Ministro do Interior italiano Matteo Salvini e Ministro Negócios Estrangeiros do SPD Heiko. Maas A proposta Pedro Sanchez, presidente "socialista" do governo de Esana Venezuela -a potência colonial até o século XIX, a UE acreditava-se o direito de ameaçar a reconhecer o boneco Trump "se novas eleições não são realizadas dentro de um semana ".

Como num manual sobre golpes de estado, somos confrontados com um golpe imperialista meticulosamente orquestrado que pode levar a uma intervenção militar do imperialismo dos EUA na Venezuela. No entanto, o regime de Maduro não é independente de qualquer poder imperialista. Como prova, os Estados da China e da Rússia denunciaram imediatamente a "interferência dos Estados Unidos", revelando que defendem regime de Chávez. Note-se que dos 1,5 milhões de barris de petróleo produzidos diariamente, 700 mil são comprados por multinacionais chinesas. Putin e Xi renegociam regularmente a dívida da Venezuela, país no qual 96% das receitas vêm de óleo.

A crise do chavismoA razão pela qual as manifestações contra o governo de Maduro e seu PSUV podem ser massivo e ser instrumentalizado pela reação é o fracasso da política nacionalista burguesa praticada baixo o nome de bolivarismo, chavismo ou mesmo "socialismo do século  XXI ".

Seu fundador, o coronel Hugo Chávez foi o resultado final de quase dez anos de uma grave crise econômica, política e social que expressão concentrada no "Caracazo" de fevereiro de 1989, quando uma revolta espontânea de multidões famintas varreu o país e foi esmagado sem piedade (3.000 mortos) pelo então presidente Carlos Andrés Pérez, executor das medidas do FMI e, na época, presidente da "Internacional Socialista". À frente de uma fração das camadas média e baixa dos oficiais do exército, ele tentou reformular o estado burguês para ser viável, quando os antigos modos de dominação eram insustentáveis. Para isso, o bonaparte que emergiu do exército permaneceu acima da burguesia e do proletariado locais, contando com uma ampla mobilização de massas extremamente empobrecidas.

O coronel Hugo Chávez tentou afrouxar a influência do imperialismo na Venezuela, mas nunca questionou a propriedade privada dos meios de produção ou do capitalismo, nem mesmo em sua constituição de 1999. A dívida externa foi paga com pontualidade absoluta, os aluguéis empresas de petróleo foram monopolizadas pelos "amigos" de Chávez, principalmente gerentes militares de empresas estatais e a fração da burguesia ligada ao exército.

No entanto, a oposição da fração pró-imperialista da burguesia e a necessidade de regime de contar com as massas permitiu uma série de medidas sociais no primeiro anos do Chavismo, que melhoraram as condições de vida dos setores mais pobres do população em muitas regiões e assegurou uma ampla base de apoio na população para o coronel Chávez e seu movimento bolivariano.

Uma tentativa de golpe apoiada pelos Estados Unidos fracassou em 2002, principalmente porque os trabalhadores defenderam o governo bolivariano. Após o fracasso do golpe de Estado, Chávez perdoou a maioria dos conspiradores pró-imperialistas e dissolveu os órgãos de poder criados pelos trabalhadores, principalmente na indústria do petróleo.

O rendimento das receitas do petróleo permitiu financiar uma série de reformas que modernizaram o sistema educacional, a saúde, etc., mas não questionaram a base capitalista. Assim, surgiu uma série de linhas de fratura quando ficou evidente que o "socialismo do século XXI", proclamado de cima, não tolerava a auto-organização dos trabalhadores, nem a independência das organizações operárias. Os sindicatos foram integrados no movimento bolivariano (através da UNT) e no Estado. Os partidos operários foram submetidos à fusão com o partido nacionalista burguês. E como em todos os outros estados burgueses, a guarda nacional "bolivariana" ataca os trabalhadores e os jovens que se manifestam.

A responsabilidade pela ausência de um partido operário revolucionário recai especialmente sobre as correntes centrista e reformista que apoiaram Chávez. O CI mandelista, e mais ainda o TMI woodista, desempenhou o papel de folha de figo para o nacionalismo burguês e bonaparte. Essas pessoas defenderam Chávez contra os protestos dos trabalhadores, obstruíram a construção de um partido operário revolucionário independente e até apoiaram a criação de um partido único, o PSUV. Eles falaram sobre o socialismo venezuelano quando, na realidade, o estado burguês estava intacto e o capitalismo foi mantido.

O declínio no preço do petróleo, o colapso da capacidade de produção (de 3 milhões de barris de petróleo por dia em 1999 para 1,5 milhão em 2018), sanções econômicas externas, má administração e corrupção levaram a nova deterioração do padrão de vida das massas e uma onda de protestos sociais.

Após a morte de Chávez em 2013, ele foi sucedido por Maduro, que, junto com sua esposa, 2006, instalou membros de sua família em cargos-chave no governo e empresas.

Como resultado da crise econômica global de 2008, as rendas de petróleo (a energia permaneceu como a única exportação do país) diminuiu, corroendo uma economia frágil sob o domínio do imperialismo mundial. Ao mesmo tempo, greves e manifestações aumentaram porque a situação social dos trabalhadores da cidade e do campo tornou-se cada vez mais desastroso. O regime recorreu cada vez mais a medidas repressivo. A ausência de uma parte independente dos trabalhadores estimulou o surgimento de oposição burguesa, que se diz "popular" e "democrática". Desde 2015, o capitalismo venezuelano afundou na crise: hiperinflação (até 1.000.000% do valor da moeda em 2018), um gigantesco mercado negro, desnutrição, ressurgimento de doenças como malária, delinquência, êxodo, ...

Só o proletariado pode resolver a criseTrês milhões de pessoas deixaram o país. A fração de compradora da burguesia, em com o imperialismo dos EUA e seus aliados na região, explora o desespero da população e o enfraquecimento da classe trabalhadora para tomar o poder abertamente.

Nós advertimos as massas venezuelanas contra qualquer ilusão no canto de sereia da burguesia pró-americana. Sua tomada do poder será acompanhada pela liquidação do que resta das aquisições sociais, do enfraquecimento das liberdades democráticas e dos ataques contra os trabalhadores. A retórica abertamente anti-socialista de Guaidó e seus apoiadores faz parte do mesmo esquema que também surgiu com o estabelecimento de Bolsonaro no Brasil: o começo de uma nova onda de ataques brutais contra o movimento trabalhador e da população trabalhadora.

O movimento internacional dos trabalhadores deve impedir toda agressão imperialista contra a Venezuela!
Os comunistas internacionalistas rejeitam tanto o regime bonapartista como corrupto do PSUV de Maduro como os projetos reacionários da burguesia imperialista e seus aliados locais.

Mas também nos recusamos a fazer concessões ao regime de Maduro diante de ameaças Imperialistas. Em caso de golpe armado ou intervenção estrangeira, trabalhadores e camponeses, os jovens e os pobres devem se organizar e lutar contra os golpistas.

Mesmo que essa resistência leve a uma ação conjunta com os trabalhadores do PSUV, os trabalhadores devem manter sua total independência política. Eles devem criar comitês de resistência e ação em todo o país, preparando não apenas a luta contra o golpe de Estado, mas também contra o regime corrupto de Maduro e todas as frações da burguesia nacional. Para vencer, construir um partido revolucionário!

Tirem as mãos imperialistas da Venezuela!

Organização independente dos trabalhadores, de outros trabalhadores, de os camponeses pobres, os jovens!

Construção de comitês (conselhos, sovietes)! Dissolução das forças repressivas e exército burguês permanente, armamento dos trabalhadores! Criação de milícias de trabalhadores!

Ocupação de empresas estatais, expulsão de gerentes militares e controle operário da produção!

Ocupação e expropriação de grandes empresas industriais, bancos, mídia comunicação, telecomunicações, sob o controle dos trabalhadores!

Ocupação e expropriação das grandes propriedades, pela sua exploração pelo o proletariado agrícola e o campesinato pobre!

Confisco de dinheiro, comida e medicamentos acumulados pelos traficantes do mercado negro! Distribuição por comitês de trabalhadores e camponeses entre a população!

Por um governo operário e camponês que exproprie os grandes grupos capitalistas!

Por uma Venezuela socialista dentro de uma Federação Socialista da América Latina!

CoReP – Coletivo Revolução Permanente (Alemanha, Áustria, Canadá, França, Turquia)
IKC (Estado Espanhol)
TML (Brasil)

*Nota da TML: a presente tradução é de responsabilidade da TML, tendo sido realizada a partir da versão espanhola do IKC. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante