Pular para o conteúdo principal

Liberdade para Lula, mas sem sossego para Bolsonaro e golpistas

© foto: Ricardo Stuckert

O regime golpista brasileiro, após saquear o Brasil com as privatizações à moda tucana, isto é, a conhecida privataria, a entrega a preço de banana das empresas públicas nacionais para os imperialismos norte-americano, inglês, chinês, etc..., aprofundando a crise econômica e política, aumentando a pobreza extrema da população, tenta agora manobrar libertando Lula, em busca da tentativa de cooptar setores do burguesia nacional opositora e do movimento operário e popular.

O governo do golpista e fascista Jair Bolsonaro, em quase um ano, está levando o Brasil à barbárie, como demonstra aumento do ritmo da destruição de quase 300% de desmatamento da Floresta tropical, o que escandalizou o mundo; as manchas de óleo pelo litoral do nordeste brasileiro; o aumento da pobreza extrema; o encarceramento em massa da população, com mais de 800 mil presos, sendo que 40% destes sem condenação; o genocídio da população pobre e negra das cidades, com milhares de mortos, pelas polícias militares armadas até os dentes pelos 27 Estados da Federação brasileira.

Os golpistas, dirigidos pelos Estados Unidos e a CIA, ou seja, pelo imperialismo norte-americano, orquestraram a chamada “Operação Lava Jato” para perseguir adversários, utilizando-se até da tortura e com suspeitas de assassinatos,  bem impulsionaram o golpe de Estado que derrubou o governo da presidenta Dilma Rousseff, Partido dos Trabalhadores, e em seguida fraudaram as eleições de 2018, com a prisão do candidato que liderava as pesquisas eleitorais, o ex-presidente Lula, com o objetivo de reverter a queda da taxa de lucros dos bancos e dos grandes monopólios provocada pela própria crise capitalista mundial iniciada no final de 2007 e começo de 2008, que chegou de forma retardatária no Brasil por volta de 2013.

Para tanto, estão implementando a recolonização e a escravidão da população brasileira de forma brutal, com a supressão de todos os direitos trabalhistas, previdenciários e sociais, juntamente com o desemprego e o encarceramento em massa, e o genocídio dos pobres e negros das periferias da cidades, dos camponeses, dos povos indígenas e quilombolas, com o objetivo de expansão do agro-negócio e a rapina das riquezas do País, como petróleo, ouro, diamante, nióbio, minério de ferro, carne, etc... (as chamadas commodities), colocando em risco o meio ambiente, como fizeram com a Vale, empresa de mineração privatizada a preço de banana no governo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (favorecido, beneficiado e protegido da "Operação Lava Jato", diga-se de passagem), que destruiu o Rio Doce, no Estado de Minas Gerais.

Os golpistas destruíram o Incra (Instituto de Reforma Agrária) e a Funai (Fundação Nacional do Índio), colocando generais em sua direção, pois ainda vigora nas Forças Armadas a Doutrina de Segurança Nacional da época da ditadura, em razão de que os oficiais fascistas e torturadores não foram presos e nem punidos como aconteceu na Argentina.

A barbárie capitalista contra o meio-ambiente também é impulsionada pelo imperialismo norte-americano, associado aos demais países do G7, como Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Japão e Canadá. Assim sendo, denunciamos a demagogia do banqueiro e presidente da França imperialista Emmanuel Macron, defendendo a independência da Guiana e a expulsão do imperialismo francês da América do Sul, o qual na França prepara um ataque maior aos imigrantes, com a exigência de cotas, retirada de atendimento médico, como acontece nos Estados Unidos, e desmonte total dos campos de refugiados, que vem fazendo desde 2018. Macron vai se aproximando e adotando a política nazista de Marine Le Pen, a líder francesa ultra-direitista. 

A lição do falecido médico, historiador e dirigente do Partido Comunista Brasileiro, Leôncio Basbaum, em sua obra “História Sincera da República, de 1961 a 1967”, pág. 121, Editora Alfa-Omega, 1977, continua atual:

“Até há poucos anos, a segurança nacional era antes de tudo a segurança da pátria contra um possível inimigo externo. As manobras militares imaginam um inimigo vindo do exterior, por mar ou por terra e toda a estratégia de defesa era então revista, pelo menos teoricamente. Era uma estratégia defensiva. Mas nestes últimos anos, sobretudo depois que as personalidades civis e militares norte-americanas começaram a fazer conferência na ESG (Escola Superior de Guerra – Nota da TML), o conceito de “segurança nacional” se refere sobretudo a um inimigo interno”.

Essa é a doutrina da “Segurança Nacional”, elaborada pelo General Golbery do Couto e Silva, do “Grupo da Sorbonne” a dita “inteligentsia” do Exército, teoria essa baseada no nazista Hermann Goering, que trata o povo brasileiro como inimigo interno.

Esse caminho da barbárie coloca em risco a integridade nacional do Brasil, impulsionando forças centrífugas, com o País correndo o risco de se dividir em dois, de um lado o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e de outro o norte e nordeste, ou mesmo dividindo-se em várias partes, como a ex-Iugoslávia, a ex-União Soviética,  ou como os nossos irmãos e vizinhos sul-americanos.

A situação política  e a crise econômica agrava-se dia a dia. A Bolsa de Valores sempre em queda, o dólar em alta, “pibinho” de 0,87% e a enorme rejeição do golpista Bolsonaro denunciam a crise do regime golpista e a crescente polarização da luta de classes, demonstrando que se avizinha uma situação pré-revolucionária, onde os de cima, os golpistas, já não estão tendo condições de governar como antes, e os de baixo, a classe trabalhadora e a maioria oprimida nacional, já demonstram insatisfação e não suportam mais as suas condições de sua existência.

Os golpistas estão tentando se segurar manobrando, sendo que recentemente acenaram com a liberação do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço), para conter a insatisfação popular, mas tiveram que recuar devido à pressão da indústria da construção civil, a qual utiliza esses recursos para financiar seus empreendimentos imobiliários. Aí os golpistas liberaram apenas até R$ 500,00 por pessoa a partir desta semana. Antes, os golpistas anteciparam a primeira parcela do 13º salário, o abono de Natal. Agora decidiram soltar Lula, tendo em vista a enorme resistência empírica da população brasileira, das massas, apesar das direções burocráticas do movimento operário e popular que sabotam a mobilização com as paralisações de apena 1 dia, apenas como válvula de escape do descontentamento popular.

Mas o campo de manobra está ficando cada vez mais limitado. Está chegando a hora da onça beber água! Provavelmente o bicho vai pegar!

Portanto, o movimento operário e popular  necessita dar um perspectiva revolucionária à situação política, contra as suas direções burocráticas e reformistas, que têm uma política frente populista de conciliação e colaboração de classes, as quais se recusam a impulsionar uma greve geral por tempo indeterminado para por abaixo o regime golpista. Como dissemos, essas direções vêm se utilizando da paralisação por apenas 24 horas (“greve geral de apenas 1 dia”), como válvula de escape das pressões das massas, o que tem impedido a abertura de uma situação pré-revolucionária no Brasil.

As direções majoritárias dos partidos operários, como PT, PCdoB, PSOL e PSTU, das centrais operárias, como a CUT, CTB, INTERSINDICAL, CSP-Conlutas, e dos movimentos populares, como MST e MTST seguem semeando ilusões eleitoralistas e parlamentaristas, ou seja, na democracia burguesa, a qual, como sabemos, não passa da ditadura do capital.

Inclusive, neste momento, tendo em vista iminente soltura de Lula, já estão dizendo absurdamente que está sendo restaurada a democracia, como que “virando a página” do terrível golpe de Estado de 2016, da fraude eleitoral de 2018, com a prisão de Lula, na época líder nas pesquisas de opinião, e com a usurpação das instituições burguesas golpistas como o Congresso Nacional e o Judiciário, com Supremo e tudo.

No entanto, não há como superar essas direções burocráticas e reformistas, sem romper a política de conciliação e colaboração de classes, colocando-se de forma intransigente contra qual forma de acordo ou pacto social com os golpistas, levantando a bandeira da aliança operário, camponesa e estudantil para a derrubada do regime golpista e de suas instituições burguesas, na perspectiva de um governo operário e camponês, rumo ao socialismo, baseada num programa de transição, com as palavras de ordem de redução da jornada de trabalho sem redução de salários;  reajustes e aumentos reais de salariais de acordo com os índices do DIEESE; anulação da “Reforma Trabalhista”; contra aprovação da “Reforma da Previdência”, ou seja, com o fim da aposentadoria; formação de comitês de autodefesa operária e popular, a partir dos sindicatos; liberdade para todos os presos políticos, como Lula, Zé Dirceu, João Vaccari, Rafael Braga; expulsão do imperialismo, unidade e independência nacional; e Fora Bolsonaro e todos os golpistas e destruição de suas instituições burguesas!

Para tanto, é fundamental a formação imediata de uma frente única operária, camponesa e estudantil, dos partidos operários e das organizações de massas, como PT, PCdoB, PSOL, PCO, CUT, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, MST, MTST, e UNE, na perspectiva de um Governo Operário e Camponês, rumo à revolução proletária, socialista, saindo às ruas para garantir a soltura de Lula e derrubar Bolsonaro e todos os golpistas e todas suas instituições burguesas usurpadoras!

-Fim do desmatamento e destruição da Floresta Amazônica!
-Fora os países imperialistas da América do Sul!   
- Independência da Guiana e expulsão do imperialismo francês!
- Anulação da “Reforma Trabalhista”!
- Não à aprovação da “Reforma da Previdência”!
- Desmantelamento do aparato repressivo! Fim das PM nos Estados! Fim da Força Nacional!
- Lula livre! Liberdade para todos os presos políticos!
- Fora Bolsonaro e todos os golpistas e destruição de todas as instituições burguesas usurpadoras! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante