Pular para o conteúdo principal

Querem expulsar PCO dos atos em favor do PSDB?

Por Leonardo Silva*


Os atos pelo Fora Bolsonaro no último dia 3 mostraram que, mesmo encima da hora e pegos de surpresa por uma decisão sem debate e preparação, a militância está em guarda e a tendência ao crescimento da mobilização depois de um longo período de paralisia ainda se apresenta.

Contudo o último acontecimento chama a atenção e devemos estar atentos ao que vem acontecendo a partir dele. Sem consultar as bases, a coordenação do Comitê Fora Bolsonaro, uma comissão restrita de caráter quase privado e desconhecida da maioria do movimento, tem convidados elementos da direita golpista e figuras intragáveis inimigas dos trabalhadores, como a bolsonarista dissidente Joyce Hassemann, Kim Cataguiuri e Alexandre Frota para deliberar sobre o movimento.

Diante da extrema rejeição que isso provocou, anunciaram o apoio à participação do PSDB-SP nos atos, algo absolutamente indigesto para a militância e que só poderia dar em confusão.

Militantes do Partido da Causa Operária expulsaram elementos que carregavam bandeiras do PSDB. O fato iniciou uma campanha por setores da imprensa dita progressista pra dizer no mínimo inusitada.

Querem expulsar a participação do PCO, um partido de esquerda, da coordenação nacional do Fora Bolsonaro pelo ataque ao PSDB. Renato Rovai da revista Fórum tem sido um dos mais ferrenhos defensores dessa medida, trazendo inclusive acusações de roubo contra militantes do PCO, até agora não provados.

A nós militantes do PT cabe diversas perguntas: Será que é minimamente razoável aturarmos a presença do partido do golpe de 2016 e atual base do governo Bolsonaro, nos movimentos de rua?  Sob que justificativa?  Qual a popularidade desse partido que governa o estado de São Paulo há mais de 20 anos, com a população sob repressão bárbara? Qual a contribuição um partido que elegeu Bolsonaro poderia trazer ao movimento de massas?

Nós respondemos tranquilamente que absolutamente não, não temos nenhuma solidariedade pelo ocorrido com os supostos "militantes" do PSDB, e consideramos a sua presença uma afronta, uma provocação ao movimento e uma tentativa de destrui-lo. Queremos a direita fora dos atos pelo Fora Bolsonaro e não somos obrigados a tolerar a presença do PSDB, inimigos dos trabalhadores e repressivo contra professores, além de base bolsonarista no congresso enquanto neste exato momento votam junto com o Governo Genocida a entrega dos Correios.

Nossa solidariedade aos companheiros do PCO, e nosso total e absoluto repúdio a tentativa de expulsar um partido de esquerda da coordenação do movimento em favor de um partido da direita golpista agente do imperialismo, da CIA e do departamento de Estado Norte-americano responsável pela Lava-jato e pela prisão de Lula.  É uma ingerência da burguesia no movimento através de sua quinta-coluna frente-amplista e não podemos de forma alguma aceitar.

Se o PCO for efetivamente expulso dessa coordenação que, já se mostrou muito pouco democrática, nós os receberemos nas ruas e lutaremos ombro a ombro para manter a direita fora da mobilização dos trabalhadores.

Fora Bolsonaro, Mourão e TODOS os golpistas! Eleições gerais! Lula presidente!

Leonardo Silva é professor, de Goiânia
__________________________________________________

Tendência Marxista-Leninista defende a formação de um partido operário marxista revolucionário e a luta por um governo operário e camponês, como também por uma Internacional operária e revolucionária, visando a implantação do Socialismo no Brasil, em toda América Latina e no mundo.

Este espaço está aberto para a manifestação democrática dos movimentos operário e popular. Contato por meio dos militantes da TML que distribuem o boletim Luta de Classes e o jornal Revolução Permanente. Junte-se a nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante