Pular para o conteúdo principal

Revolução chinesa completa 71 anos

A Revolução chinesa completou, em 1°  de outubro, 71 anos.Essa experiência do proletariado e do campesinato chinês é um muito importante para o proletariado dos países coloniais e semi-coloniais como o Brasil.

Além disso, ela questionou e demonstrou o equívoco das chamadas Teses do Oriente, do III Congresso da Internacional Comunista, que trata da frente única anti-imperialista, elaborada por Georg Zinoviev, tática etapista e frente populista de conciliação e colaboração de classes.

Leia também:
Vitória do MAS nas eleições boliviana
Balanço da greve dos correios, eleições e continuidade da luta
Stalin: o exemplo de negligência ao fascismo desenterrado pela burguesia
A luta da classe trabalhadora da Turquia, Grécia e França deve evitar a guerra no Mar Egeu

Trótski, uma homenagem internacionalista (I)

A tática da frente única anti-imperialista propiciou a integração do jovem Partido Comunista Chines ao Kuomintang, o partido nacionalista chinês, de Chiang Kai Shek. Este logo que pode desencadeou uma feroz repressão aos comunistas chineses, massacrando-os. Leon Trotsky colocou-se contra essa política de integração ao Kuomintang, exigindo a retirada do Partido Comunista Chinês.

Antes da vitória em 1° de outubro de 1949, quando foi proclamada a República Popular da China, como o ocorreu antes da Revolução Russa de outubro de 1917, quando o proletariado russo fez os ensaios da Revolução de 1905 e fevereiro de 1917, também o proletariado chinês havia feito, desde 1927, outros ensaios antes Revolução Chinesa de outubro de 1949. Inclusive adotou as políticas  da Internacional Comunista das “frentes populares”, de subordinação à liderança burguesa e conciliação e colaboração de classes com o Kuomintang e também do chamado “terceiro período”, a política ultraesquerdista, com a “insurreição do soviete” da cidade de Cantão, onde os comunistas chineses tentaram tomar o poder a la Intentona Comunista no Brasil, isto é, de forma putchista.

Trotsky escreveu um livro sobre essas experiências, “A Internacional Comunista depois de Lênin”, com um subtítulo “Stalin o organizador de derrotas”, onde denuncia a política de Stalin, Zinoviev e Bucarin.

Mao Tsé-Tung, líder do Partido Comunista Chinês, após as derrotas da Revolução, afasta-se da orientação stalinista e empreende uma caminho próprio, rompendo com o Kuomintang de Chiang Kai Shek, o que permitirá desenvolver uma luta contra o mesmo, derrotando-o, bem como fazendo com que a Revolução Chinesa desenvolvesse de forma inexorável, confirmando, de forma positiva, a Teoria da Revolução Permanente de Marx e Trotsky. Com isso, Chiang Kai Shek foi derrotado pelos comunistas de Mao Tsé-Tung, sendo obrigado a fugir, refugiando-se na Ilha Taiwan, Ilha de Formosa.

A liderança centrista e pequeno-burguesa de Mao e a vitória da Revolução Chinesa demonstram a ocorrência da hipótese pouco provável cogitada por Trotsky no Programa de Transição, ou seja, a possibilidade de que diante de uma situação excepcional, com pressão enorme das massas, por exemplo, direções pequeno-burguesas, stalinistas, reformistas, etc., sejam obrigadas a irem muito além dos limites de suas posições políticas, expropriando a burguesia. Todavia essa hipótese segue sendo excepcional, pois infelizmente, em razão da crise de direção revolucionária do proletariado, a regra tem sido as derrotas das revoluções, como na Alemanha, Hungria, Chile, França, Grécia, Nicarágua, Bolívia, etc.

A vitória da Revolução Chinesa propiciou, com a expropriação da burguesia, o desenvolvimento das forças produtivas, em razão da luta da Lei da economia planificada da sociedade socialista contra a Lei do valor do capitalismo, conforme nos ensinou o maior economista soviético, Eugênio Preobrajenski, o qual teorizou sobre as sociedades em transição para o socialismo, em sua magistral obra “A Nova Econômica”.

Todavia, em razão da direção burocrática, não superada por uma revolução política, as contradições da direção maoísta levaram à aproximação da China com os Estados Unidos, de Richard Nixon, a partir de 1972, enveredando a República Popular da China pelo caminho da restauração capitalista.

A China, com a liberação das forças produtivas propiciadas pela Revolução, desenvolveu-se economicamente, tornando-se o segundo país mais desenvolvido do mundo, ou seja, tornou-se um país imperialista, inclusive hoje ameaça aos Estados Unidos, o imperialismo ainda hegemônico, mas decadente.

Não obstante, toda essa experiência do proletariado chinês não está perdida. Esse gigante poderá ser levantar a qualquer momento, com a construção de um partido operário marxista revolucionário e a construção de um Internacional operária e revolucionária, na perspectiva de um governo revolucionário operário, rumo ao Socialismo na China e na arena mundial, com a revolução retomando o seu curso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante