segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A TSO mudará de nome em 2016: Tendência Marxista-Leninista

O movimento pró-formação de uma tendência socialista operária (TSO) do PT realizou uma discussão interna sobre a questão do nome socialista e em virtude do estudo da posição de Friedrich Engels, Vladimir Lênin e Leon Trotsky resolveu alterar o seu nome para Tendência Marxista-Leninista (TML), em homenagem ao fundador do socialismo científico, Karl Marx, e ao teórico do partido do partido operário marxista revolucionário, centralizado e democrático, o Partido Bolchevique, da primeira revolução proletária vitoriosa e criador do primeiro Estado Operário, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Vladimir Lênin.

Abaixo seguem os textos em que se baseou a discussão:

“Note que em todos estes escritos, especialmente no último, eu nunca me chamei de um social-democrata, mas comunista ... Para Marx, quanto a mim, por isso é absolutamente impossível para usar um termo tão elástico Democrata-social para designar nosso próprio projeto ... Esta palavra pode ir em um beliscão, embora não mais hoje corresponde a um partido cujo programa econômico não é apenas socialista em geral, mas diretamente comunista isto é uma festa cujo objetivo final é a eliminação de qualquer Estado e, por conseguinte, a democracia. 
Engels, Prefácio de 1894 Internationales aus dem Volksstaat, 1871-1875.” 

“Um argumento muito importante para o partido da mudança de nome é que os velhos partidos socialistas oficiais de todos os países avançados da Europa ainda não desintoxicado social-chauvinismo e o patriotismo social que causou a falência completa do socialismo europeu, durante a guerra atual, de modo que, até à data, quase todos os partidos socialistas oficiais eram para os revolucionários do movimento trabalhista freios reais socialistas, obstáculos reais.Lênin, Relatório sobre a revisão do programa, 08 de março de 1918.” 

“O nome de "socialista" não é apenas insuficiente, mas absolutamente equivocado. 
Trotsky, rótulos e números, 7 agosto de 1935.”

O atual nome, TSO, será usado até o final deste ano, sendo que concomitantemente divulgaremos a nova denominação TML. A partir de 2016 abandonaremos o nome de TSO, passando definitivamente para Tendência Marxista-Leninista.

Erwin Wolf

Nenhum comentário:

Postar um comentário