sábado, 28 de novembro de 2015

Santo André: a luta metalúrgica continua firme e forte

A luta dos metalúrgicos de Santo André, apesar de sua diretoria pelega, ligada à central Força Sindical, continua a todo vapor.

Os empregados das empresas Paranapanema, Novelis e Alcoa decretaram estado de greve ao longo desta semana, em razão de não terem recebido propostas que consideravam satisfatórias, o obrigou as empresas a melhorar pouca coisa as propostas, para que a pelegada do Sindicato do Metalúrgicos de Santo André pudesse manobrar nas assembleias, nas portas de fábricas.

Segundo o Diário do Grande ABC de hoje, 28/11:

“A Paranapanema havia oferecido pagar 8,5% agora e mais 1,5% em julho e, ontem, melhorou sua oferta: propôs os mesmos índices, mas o último com aplicação em março, o que foi aceito pelos cerca de 1.000 empregados em votação na porta da fábrica. A Alcoa, por sua vez, também teve aceitação para sua proposta, de pagar a seus 350 funcionários no município 7% em janeiro, 3% em maio e mais abono de 30% do salário, que virá em quatro parcelas (10% em dezembro, e 5% por mês, em janeiro, fevereiro e março). Já a Novelis, que conta com quadro de cerca de 100 empregados na cidade, pagará 10% de uma vez agora. Os reajustes ficam próximos da reposição da inflação, pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que foi de 10,33% em 12 meses até setembro.”

A pelegada e a patronal estão espertas porque sabem da disposição de luta dos trabalhadores de Santo André. Inclusive, já marcaram uma reunião com mais uma empresa, a Prysmian, para segunda-feira dia 30, porque os metalúrgicos dessa empresa estão ameaçando entrar em greve. Até agora a pelegada está conseguindo manobrar e conter o movimento operário metalúrgico andreense, todavia os trabalhadores na luta estão elevando o nível de conscientização, o que propiciará, no futuro em breve, a formação de uma tendência metalúrgica independente que rompa com a colaboração de classes e retome o Sindicato para os trabalhadores, nas próximas eleições sindicais.

- Pela formação e organização da Oposição Metalúrgica de Santo André!

Anita Garibaldi

Ignácio Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário