Pular para o conteúdo principal

Sindicato dos Jornalistas retoma atividades do Cineclube

SJSP homenageou seu ex-dirigente, Vlado, durante exibição do documentário do premiado cineasta João Batista de Andrade ‘Vlado – 30 anos depois’

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) retomou, nesta terça-feira (24), as atividades do Cineclube Vladimir Herzog. Em uma parceria com o Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, o SJSP organizou a exibição do filme-documentário ‘Vlado, 30 anos depois’, do cineasta João Batista de Andrade, presidente da Fundação Memorial da América Latina, seguida de um debate.

Nas décadas de 1970 e 1980, o cineclube do SJSP teve relevante importância no que diz respeito à resistência ao regime militar (1964-1985) e na luta durante o processo de redemocratização do processo político brasileiro.

Vitor Ribeiro, diretor do departamento jurídico do SJSP, falou da importância do relançamento das atividades do cineclube. Em sua opinião, as exibições de produções jornalísticas no Sindicato em pleno período da ditadura militar representaram “a importância da entidade (SJSP) no combate à repressão e ao sufoco cultural que imperavam naquela época”.

O documentário ‘Vlado, 30 anos depois’ retrata a narrativa do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, diretor do SJSP e militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que foi torturado e morto por agentes do Estado durante a ditadura por sua atuação no departamento de Jornalismo da TV Cultura. 

João Batista de Andrade, que produziu o documentário em homenagem a Vlado – como era chamado carinhosamente por amigos, familiares e colegas – afirmou que a produção do material foi uma espécie de “dívida” que tinha com o amigo e ex-colega de trabalho.

“Passei por um momento de muito sofrimento na minha vida depois da morte do Vlado. Logo em seguida, tentei fazer um filme sobre ele de forma ficcional. Por ser muito próximo à sua família, tive total apoio. Porém, o projeto não avançou”, relatou.

Somente em 2005, trinta anos depois do ocorrido, durante encontro com amigos do Vlado, foi que João Batista de Andrade decidiu fazer um documentário “para contar a versão da história”. “A ideia da narrativa foi toda minha. Durante a produção do documentário, eu tratava todas entrevistas que fazia como uma conversa entre amigos”, afirmou. “Exibir este documentário aqui – no auditório do SJSP – é motivo de bastante emoção”, disse João Batista, durante atividade desta terça-feira.

Após a exibição do documentário, houve um debate entre os presentes. Na oportunidade, João Batista de Andrade respondeu aos questionamentos levantados pelos participantes.

Retomada das atividades
O SJSP pretende realizar na terça-feira, dia 8 de dezembro, o segundo evento do cineclube neste ano, onde será apresentado um documentário sobre Carlos Mariguella, que foi deputado federal pelo PCB e uma das lideranças na resistência ao regime militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

II Encontro Internacional Leon Trótski

Transcrevemos abaixo a Comunicação “Os imperialismos”, aprovada e apresentada pelo camarada João Batista Aragão Neto, membro de nossa tendência, no Simpósio Temático 4 – Posições sobre a guerra na Ucrânia e o imperialismo hoje, do II Encontro Leon Trótski, realizado em São Paulo, no Brasil,  na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de 21 a 25 de agosto de 2023, dando continuidade ao I Encontro, realizado em Havana, Cuba, em 2019, em comemoração aos 100 anos da Internacional Comunista, onde também o camarada esteve presente. Leia mais: I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos Reformismo eleitoreiro só leva à derrota O III Encontro está previsto para o ano que vem na Argentina. Fornecemos, mediante contribuição solidária, o Livro com as comunicações do I Encontro, em Cuba, em 201

O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia

O presente texto é uma resposta à contribuição do simpatizante de nossa tendência, Leonardo Silva, para a I Conferência da Tendência Marxista-Leninista. Abordaremos alguns aspectos da conjuntura nacional e da internacional, sobretudo os relativos ao governo Lula e guerra na Ucrânia. Leia mais: Contribuição do camarada Leonardo Silva I Conferência da Tendência Marxista-Leninista Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Revolução Russa completa 105 anos O governo Lula Como havíamos previsto desde as eleições, o governo Lula é um governo democratizante de conciliação e colaboração de classes, apoiado por uma frente ampla burguesa, ou seja, uma frente popular, uma frente populista. Além disso, previmos que a política econômica do governo Lula daria continuidade à política econômica de Paulo Guedes, ou seja, à política de Bolsonaro. Como prova disse, basta ver o salário-mínimo de fome anunciado pelo governo Lula: R$ 1.320,

Todo apoio à luta pela libertação da Palestina!

O grupo Hamas da Palestina, no dia 7 de outubro, lançou um ataque ao enclave sionista e terrorista de Israel. O ataque matou 250 israelenses, sendo que Israel revidou matando 232 palestinos. Agora as notícias dão conta de que no conflito já morreram aproximadamente 1.100 pessoas dos dois lados. Leia mais: II Encontro Internacional Leon Trótski O Brasil, os imperialismos e a guerra na Ucrânia Estado repressor é inimigo da classe trabalhadora Ministério da Frente Ampla e a anulação do programa do governo Lula Perspectivas da classe trabalhadora no governo Lula-Alckmin Israel é uma enclave sionista e terrorista criado, em 1947, pela ONU (Organização das Nações Unidas), um covil de bandidos como Lênin disse de sua antecessora, a Sociedade das Nações. Ou seja, os Estados Unidos, a Inglaterra, a França, a Alemanha, os países imperialistas é que criaram artificialmente Israel, para servir de ponta de lança e polícia política no Oriente Médio.  O enclave terrorista e sionista deve ser desmante